Blog

Expressão Universitária 11/12/2020

Chapa 2 é reeleita para diretoria do Sinsepes

Resultado foi confirmado às 20h10 pela Comissão Eleitoral

 

A chapa 2 está eleita para compor a diretoria do Sinsepes para a gestão 2021-2023. Os vencedores receberam 91 votos, o que representou 52% do votos. Dos 423 eleitores aptos a votar, 175 compareceram às urnas nesta sexta-feira, 11, quando foram realizadas as eleições. A diferença entre as chapas foi de apenas sete votos.

 

O destaque foi a abstenção de 58,3% dos servidores, visto que 245 pessoas aptas para votar não compareceram às urnas. Para a presidente da Comissão Eleitoral, professora Ivone Fernandes Morcilo Lixa, a pandemia refletiu na baixa adesão dos filiados. “Esse cenário dificultou muito a locomoção dos colegas, dos trabalhadores aqui da universidade. A adesão acabou sendo menor do que se esperava", avalia. 

 

Ivone também ressalta que o período de transição em que ela assumiu a presidência após o adiamento das eleições, que estavam marcadas para o dia 25 de novembro, aconteceu de forma tranquila. “As duas chapas foram bem colaborativas, fizeram questão que o processo seguisse normalmente. Nós não tivemos resistência nem dificuldades. Respeitou-se o princípio da democracia eleitoral”, conclui.

 

Candidatos têm visões diferentes do pleito 

 

O candidato pela Chapa 1 - RENOVAÇÃO – TRABALHADORXS UNIDXS, SINSEPES FORTE, Nelson Afonso Garcia Santos, destacou o baixo índice de participação dos filiados nas eleições. 


“Muita gente, infelizmente, não veio por conta da pandemia e por ser uma sexta-feira, vários acontecimentos que não permitiram que fosse uma eleição realmente representativa. A diferença foi pequena em uma margem pequena de eleitores. Mas enfim, quem quis participar escolheu a Chapa 2, a continuidade, essa gestão que já vem há algum tempo com seus membros aliados com a reitoria. Eu acho que vai ser um grande período de resistência por nós da oposição. Eu acho que vai ficar uma porta bem aberta para a reitoria fazer valer os interesses dela. Vamos agora conversar com esse coletivo que votou na gente e continuar na busca pela composição de uma oposição”, declarou. 

 

Já o candidato eleito pela Chapa 2 - UNIDOS PELO MESMO IDEAL, Morilo José Rigon Junior, celebrou o resultado e destacou que o grupo tem a intenção de inovar nos pontos que necessitam de modernização, além de seguir com as áreas que foram aprovadas pelos eleitores.

 

“Ambas as chapas se dedicaram bastante nesse pleito e o resultado vem demonstrar a satisfação, por mais que seja pequena a diferença, pelo nosso trabalho e pela nossa linha de atuação nos últimos anos. Pretendemos continuar nessa linha e inovar em alguns pontos que precisam ser aprimorados”, projetou. 

 

Quanto à relação com a reitoria, Rigon Junior pondera as diferenças de postura entre as duas chapas, mas defende a continuidade do atual posicionamento. “São linhas de atuação diferentes. Talvez eles sejam mais incisivos em alguns pontos. Não que nós nos omitamos, pelo contrário, estamos atuantes, fortes e presentes. Só que o nosso modelo é com diálogo, compreensão, entendimento, sempre buscando tomar decisões em benefício da Furb e do servidor. Por isso a gente sempre analisa muito bem as decisões que vão ser tomadas pelo grupo”, conclui. 

 

A posse da nova chapa eleita está marcada para o dia 1º de fevereiro. 

 

Conheça a nova diretoria eleita:

 

CHAPA 2: UNIDOS PELO MESMO IDEAL 


1) Morilo José Rigon Junior (técnico-administrativo) - Presidente; 
2) Márcio Cristiano de Souza Rastelli (docente) - Vice-presidente; 
3) Nevoni Goretti Damo (docente) - Secretária Geral; 
4) Marian Natalie Meisen (técnica-administrativa) - 1ª Secretária-Geral; 
5) Ralf Marcos Ehmke (docente) - Tesoureiro; 
6) Eduardo Campos José (técnico- administrativo) - 1º Tesoureiro; 
7) Sandro Lauri da Silva Galarça (docente) - Dir. de Imprensa e Comunicação; 
8) Leandro Junkes (técnico-administrativo) - Dir. de Assuntos Jurídicos; 
9) Everton Darolt (técnico-administrativo) - Dir. de Formação e Relação Sindical; 
10) Juliane Araújo Greinert Goulart (docente) - Dir. de Cultura e Cuidados com a Saúde. 

 

Membros efetivos do Conselho Fiscal:
Nilce Ribeiro dos Santos (técnica-administrativa); 
Tatiani Karini Rensi Botelho (docente); 
Antonio de Castilho Junior (técnico-administrativo); 


Membros suplentes do Conselho Fiscal:
Georges Cherry Rodrigues (docente); 
João Vitor Jochem Pereira (técnico-administrativo); 
Tarcísio Pedro da Silva (docente).

matérias relacionadas

Expressão Universitária
08/02/2024 ASSEMBLEIA DO SINSEPES - 14/02 - PAUTA 2024 E REAJUSTE SALARIAL
Edital de Convocação Assembleia Geral Extraordinária     Conforme disposto nos parágrafos 3º, 5º e 6º, do artigo...
leia-mais
Expressão Universitária
24/01/2024 Posse da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal 2024-2026
Caro(a) servidor (a) e filiado(a) do SINSEPES,     É com grande satisfação que o Sindicato dos Servidores Públicos do Ensino...
leia-mais
Expressão Universitária
22/01/2024 RETORNO DAS ATIVIDADES EM 2024
Prezado(a) servidor(a) e associado(a) do SINSEPES,     A Diretoria Executiva informa todos os servidores da FURB e seus associados que a partir da data de hoje...
leia-mais