Blog

ELEIÇÕES 13/11/2020

Conheça a plataforma da Chapa 2: Unidos pelo Mesmo Ideal

Morilo José Rigon Junior, candidato à reeleição como presidente do Sinsepes pela Chapa 2, falas dos planos para o sindicato

 

O Expressão Digital abre espaço para que as chapas que concorrem à diretoria do Sinsepes para o próximo triênio apresentem suas propostas. Nesta entrevista, você confere o que diz o candidato à reeleição Morilo José Rigon Junior.

 

Logo de campanha Chapa 2 - Eleições Sinsepes 2020

 

Expressão Digital: Na sua visão, qual deve ser a principal demanda do Sinsepes para a próxima gestão?

Morilo José Rigon Junior: Além das demandas tradicionais, observo que o SINSEPES precisará tratar com grande atenção a reforma administrativa da FURB que se iniciará no próximo ano, através da estatuinte. Trata-se não apenas de uma reforma estrutural, mas sim da alteração do Estatuto e Regimento Geral da nossa universidade e, consequentemente, na alteração das leis que regem a administração e funcionamento da FURB. Outro tema que tenho dedicado grande atenção é a reforma previdenciária do ISSBLU, também prevista para o início do próximo ano, que afetará as regras atuais do nosso regime previdenciário.

 

ED: Quais são as três principais propostas da Chapa 2 para os próximos três anos, se estiver à frente do Sinsepes?

Rigon Junior: A CHAPA 2 definiu suas três principais propostas: 1) Consolidar a representatividade do SINSEPES no processo estatuinte da FURB (reforma administrativa) e garantir a condução deste processo de forma representativa, democrática e paritária; 2) Manutenção dos direitos e benefícios dos trabalhadores da FURB diante dos cenários de reforma administrativa interna e reforma previdenciária do ISSBLU; 3) Frente à pandemia do COVID-19, buscaremos junto à administração superior a garantia do cumprimento de todas as exigências legais e sanitárias para segurança das atividades na FURB.

 

ED: Como a sua gestão pretende melhorar a relação com a gestão da universidade?

Rigon Junior: O SINSEPES tem o importante papel de fiscalizar a administração pública, especialmente no que tange garantir os direitos e anseios dos trabalhadores da nossa universidade. A diretoria precisa ser o interlocutor entre as demandas dos servidores e a gestão superior. Buscaremos estreitar ainda mais esta ponte de comunicação entre a administração e o sindicato. Não podemos ser apenas o dedo que aponta os problemas. A gestão deve compreender o sindicato como órgão representativo dos trabalhadores e ampliar a conversa com esta entidade antes da tomada das decisões estratégicas.

 

ED: E como pretende melhorar a relação com os servidores?

Rigon Junior: A CHAPA 2 pretende intensificar o diálogo com as suas bases representativas, além de ampliar as discussões sobre os temas de grande relevância e impacto na vida do trabalhador dentro da nossa universidade. Através das nossas mídias sociais, buscaremos uma maior interação com os nossos servidores e agilidade nos atendimentos e na divulgação de informações. O sindicato precisa se fazer presente, inclusive, nos próprios locais de trabalho. Para isto, propomos a realização de reuniões in loco, entre a diretoria do SINSEPES, chefias e trabalhadores, a fim de facilitar a resolução de questões específicas e setoriais.

 

ED: Qual estratégia a Chapa 2 pretende adotar para fazer com que mais servidores se filiem ao Sinsepes?

Rigon Junior: Propomos aos servidores da FURB a compreensão de que o SINSEPES não é composto apenas pelos membros de sua diretoria, mas formado pela união e força dos trabalhadores da FURB. Isto confere legitimidade e peso a esta entidade para representar os nossos servidores perante a gestão superior e a administração municipal. O sindicato não pode ser um mero prestador de serviços aos seus associados, mas sim um espaço amplo, democrático e aberto para discussão, críticas, sugestões, proposições e acolhimento do servidor. Sindicato e servidores devem caminhar um ao encontro do outro.

 

Crédito da foto: Everton Darolt

matérias relacionadas

ELEIÇÕES
25/11/2020 Eleições Sinsepes 2020 são adiadas
Novo pleito será virtual e está marcado para 11 de dezembro   A Comissão Eleitoral escolhida para comandar o processo do pleito para eleger a...
leia-mais
ELEIÇÕES
23/11/2020 Eleições Sinsepes 2020: tudo o que você precisa saber para o pleito desta quarta-feira
Cerca de 400 servidores da Furb filiados ao Sinsepes estão aptos para votar nesta quarta-feira, dia 25. A eleição vai escolher a nova diretoria executiva e os...
leia-mais
ELEIÇÕES
13/11/2020 Conheça as propostas da Chapa 1: Renovação – Trabalhadorxs Unidxs, Sinsepes Forte
Nelson Garcia, candidato a presidente do Sinsepes pela Chapa 1, fala sobre algumas das propostas para a gestão do sindicato   O Expressão Digital abre...
leia-mais