Blog

No Vale 06/06/2017

MANIFESTO DE REPÚDIO E ESCLARECIMENTO

MANIFESTO DE REPÚDIO E ESCLARECIMENTO SOBRE AS AGRESSÕES AO POVO LAKLÃNÕ /XOKLENG EM FACE A BARRAGEM NORTE

Parceiros e parceiras na luta pela garantia de direitos dos Povos Indígenas,

Neste momento de enorme fragilidade para milhares de pessoas do Vale do Itajaí (SC), decorrente das fortes chuvas, e consequentemente pela ameaça real de inundações, voltam a ser visíveis os impasses que envolvem a Barragem Norte e a comunidade indígena Laklãnõ/Xokleng.

Reiteradamente a vinculação de informações que envolve a operação da Barragem Norte negligenciam o processo histórico e as denúncias acerca dos impactos de sua construção à comunidade indígena Laklãnõ/Xokleng, preferindo retratar sua “periculosidade” ao Vale do Itajaí, colocando-os na situação de invasores, quando na verdade foi (e ainda é) a Barragem Norte que “invadiu” e transformou – e continua modificando – a Terra Indígena. A veiculação destas notícias perpetua o desconhecimento do que ocorre ao “outro lado da Barragem Norte”, produzindo na sociedade uma visão distorcida dos fatos, produtora de marginalização, discriminação e invisibilidade da população indígena no Vale do Itajaí.

Assim, diante de nossos compromissos para com esta causa e do conhecimento das violações e violências que o Povo Laklãnõ Xokleng tem sofrido historicamente com a construção da Barragem Norte (BN) socializamos com vocês o "MANIFESTO DE REPÚDIO E ESCLARECIMENTO SOBRE AS AGRESSÕES AO POVO LAKLÃNÕ/XOKLENG EM FACE À BARRAGEM NORTE".

Estaremos coletando as assinaturas até esta quarta-feira para publicação oficial da nota. Após este prazo, estaremos atualizando a lista de signatários. Este manifesto poderá ser assinado por pessoas físicas e entidades.

Para assinar o Manifesto, favor encaminhar o nome da Instituição apoiadora ou pessoa física para jasom_oliveira@hotmail.com até 08 de junho às 10h.

Em compromisso a esta causa, peço que divulguem e encaminhem ao maior número de entidades e pessoas para que possamos publicá-la com expressiva representatividade em apoio ao Povo Laklãnõ Xokleng. Além de um manifesto este é um valioso documento que traz elementos do histórico de resistência do povo Laklãnõ/Xokleng e negligência do Poder Público para com esta situação que envolve o Vale do Itajaí.

Contamos com o apoio de todos e todas.

Jasom de Oliveira Conselho de Missão entre Povos Indígenas - COMIN

Osmarina Oliveira Conselho Missionário Indigenista - CIMI Regional Sul

Georgia Fontoura Núcleo de Estudos Indígenas - NEI/FURB

A PHP Error was encountered

Severity: Core Warning

Message: PHP Startup: Unable to load dynamic library '/opt/cpanel/ea-php56/root/usr/lib64/php/modules/apcu.so' - /opt/cpanel/ea-php56/root/usr/lib64/php/modules/apcu.so: cannot open shared object file: No such file or directory

Filename: Unknown

Line Number: 0

Backtrace: