Blog

ELEIÇÕES 11/12/2020

Comissão explica voto presencial e garante lisura das eleições do Sinsepes

Nova presidente Ivone Fernandes Morcilo Lixa afirma que decisões foram debatidas com as chapas e processo deve ocorrer de forma tranquila

 

A eleição que vai escolher a nova diretoria do Sinsepes para a gestão 2021-2023 ocorre nesta sexta-feira, 11 de dezembro, conforme a Comissão Eleitoral definiu no início desta semana, em reunião com as chapas 1 e 2.

 

O pleito deveria ter ocorrido no dia 25 de novembro, mas foi suspenso após uma solicitação da Chapa 1, que também sugeria que a votação corresse por via eletrônica, por conta da pandemia de Covid-19. Apesar da sugestão – que já havia sido acatada pela comissão – o processo vai ocorrer de forma presencial.

 

A nova presidente da Comissão Eleitoral, Ivone Fernandes Morcilo Lixa, explicou os motivos da decisão. Segundo ela, apesar da solicitação do Sinsepes para Divisão de Tecnologias da Informação (DTI/ FURB) sobre a possibilidade de suporte tecnológico para o pleito, a Reitoria informou que há questões legais que impedem a utilização do setor.

 

“Claro que o ideal teria sido ser eletrônica frente a essa situação do Covid-19, essa situação que todos nós estamos vivendo, mas nós não tivemos acesso a essa possibilidade dentro da FURB, porque o sistema da FURB, o DTI, segundo a resolução interna, ele é para atividade exclusivamente acadêmica. Nós fizemos uma solicitação, até para que houvesse maior clareza disso, e a reitora Marcia Cristina Sardá Espindola nos respondeu de uma maneira bastante gentil e amável, mas esclarecendo que, infelizmente, ela não poderia colocar a serviço do sindicato porque dizia respeito a função estritamente acadêmica e qualquer coisa nesse sentido seria temerária legalmente”, esclareceu.

 

A apuração será realizada logo após o encerramento da votação e o resultado deve ser anunciado por volta das 22h. Os últimos ajustes estão sendo feitos nesta quinta-feira (10) e a apuração poderá ser acompanhada por, pelo menos, um representante de cada chapa, além de representantes do Sinsepes. A principal preocupação da Comissão Eleitoral é garantir que todas as etapas ocorram com a segurança que o momento sanitário exige:

 

“A eleição termina às 19h, então vamos ver como a coisa caminha, mas eu acredito que até às 22h já se consiga ter um resultado. Eu não vou poder estar de forma presencial na apuração por questão de segurança, eu sou uma pessoa de risco, e os colegas que vão acompanhar, que é o Wagner (Alfredo D’Avila) e a Samara (Milene Tschoeke) e mais as chapas, o próprio sindicato, vão garantir a lisura do processo, sem dúvida nenhuma”, finaliza.

 

 

Tudo que você precisa saber sobre a votação

 

Cerca de 400 servidores da Furb filiados ao Sinsepes estão aptos para votar nesta sexta-feira, 11. O pleito vai acontecer nos campi 1 e 2 da Furb, com uma urna em cada um deles. Os locais de votação serão:

 

1) Espaço Coworking do Bloco C, em frente à Livraria Universitária (Câmpus 1)
2) Espaço Coworking, no Bloco G (Câmpus 2)

 

Os eleitores poderão votar entre 9h e 19h. A apuração começará imediatamente após o término do período de votação. A previsão é que o resultado da eleição seja conhecido por volta das 22h.

 

Dos filiados ao Sinsepes, 423 servidores estão aptos a votar. Confira se seu nome está na lista clicando aqui.

 

Para votar, é preciso levar um documento de identificação oficial com foto (o crachá da Furb não será aceito) e ficar atento a alguns cuidados devido à pandemia do novo coronavírus:

 

1) O uso de máscara será obrigatório
2) Cada eleitor deve levar a sua própria caneta
3) Não serão permitidas aglomerações nos locais de votação e nem durante a apuração. Cada chapa terá representantes para fiscalizar a contagem dos votos.

 

O documento de retificação do Regulamento Eleitoral, com as medidas atualizadas, pode ser acessado aqui. 

 

Regulamento do Processo Eleitoral na íntegra pode ser acessado aqui. 

 

 

Confira o modelo de cédula que será utilizado na eleição:

 

Modelo de cédula - Sinsepes 2020

 

Confira as chapas que disputam a eleição em 2020:

 

 

 

CHAPA 1: RENOVAÇÃO – TRABALHADORXS UNIDXS, SINSEPES FORTE

1) Nelson Afonso Garcia Santos (docente) - Presidente; 
2) Ana Paula Alves Barreto Capestrano (técnica-administrativa) - Vice-presidenta. 

 

CHAPA 2: UNIDOS PELO MESMO IDEAL 

1) Morilo José Rigon Junior (técnico-administrativo) - Presidente; 
2) Márcio Cristiano de Souza Rastelli (docente) - Vice-presidente.

matérias relacionadas

ELEIÇÕES
07/04/2021 Inscrições abertas para Conselho Administrativo e Conselho Fiscal do ISSBLU
Estão abertas as inscrições ao Conselho de Administração e Conselho Fiscal do Instituto Municipal de Seguridade Social do Servidor de Blumenau (ISSBLU). As candidaturas podem...
leia-mais
ELEIÇÕES
11/12/2020 Eleição para nova diretoria do Sinsepes movimentou a Furb
Expectativa de participação de servidores é boa no campus; resultado deve ser divulgado por volta das 22h   Nesta sexta-feira, 11, foi realizada a...
leia-mais
ELEIÇÕES
25/11/2020 Eleições Sinsepes 2020 são adiadas
Novo pleito será virtual e está marcado para 11 de dezembro   A Comissão Eleitoral escolhida para comandar o processo do pleito para eleger a...
leia-mais